O símbolo perdido, Dan Brown

IMG_3291

  • Início: 09/09/2015
  • Fim: 30/09/2015
  • Tempo de leitura: 22 dias
  • Diários de leitura: 87, 88, 89, 93, 94, 95, 96, 97, 98, 99, 100, 101, 102, 106, 107 e 108

O símbolo perdido foi o quarto livro do Dan Brown que eu li. Para alguém que diz não gostar muito dos livros dele, até que eu li bastante. Bom, a vantagem de ler os livros dele foi ressaltada mais de uma vez nos diários de leitura: é fácil e rápido de ler, não requer nenhum esforço intelectual além do nível básico de alfabetização. Mesmo assim a leitura demorou bastante, como vocês podem perceber pelos dados acima. A culpa, nesse caso, foi um pouco do tempo escasso para a leitura e muito da falta de empolgação com o livro. Não achei ruim como Fortaleza Digital, a história até que tem um ou dois encantos. Mas o livro não causa aquela sensação de “não posso parar de ler”.

Algumas passagens atrapalharam – e muito – a manutenção do acordo ficcional com o livro: a CIA trata Langdon de forma condescendente, os personagens são mais ingênuos que personagens de filmes de terror prestes a morrer, caem em todas as armadilhas do bandido, e escapam de todas elas de forma absurda. Achei que o bandido se revelou cedo demais na história, poderíamos ter um pouco mais de mistério. O final não fugiu da previsibilidade: solução do mistério com algumas revelações feitas e algumas informações escondidas.

Como comentei também em diário de leitura, enquanto lia passava o filme todo, com Tom Hanks, claro, na minha cabeça. Acho que esse é o tipo de livro com potencial para virar um bom filme, no fim ele tem mais perfil de roteiro de Hollywood que de boa leitura.

IMG_3290

Advertisements

Tagged: , ,

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: